Neste domingão resolvi entrar cedo na cozinha. Vários pedaços de carne no congelador esperavam alguma ocasião, não sei exatamente o que eram, eram as aparas de alguns filés, maminhas e alcatras que eu havia arrumado, mais ou menos 2 kg. Cortei em pedaços, grandes. Um pouquinho de óleo de canola e um punhado de toucinho, cebola cortadas em grandes pedaços, alhos quase inteiros, cenouras em fatias generosas. Refoguei, deixei cair 1 copo de vinho branco, sal grosso e deixei cozinhando, de vez em quando um pouquinho de água. Destampei uma abóbora, retirando as sementes, usei a parte interna para fazer o recheio da massa: dourando as cebolas, juntando a abóbora, sal, pimenta do reino, fogo até virar um purê, depois queijo parmesão ralado e reserva. A abóbora inteira foi para o forno por meia hora, com um pouquinho de azeite dentro. Fiz a massa com 1 ovo caipira, meio copo de água fria e punhados de farinha até poder abrir. Depois de aberta, recortando em circulos, recheando, fechando com o garfo em meia luas. Cozinhando em água fervente com sal grosso, ao dente para mais molinha. Então, o ragu já estava pronto, as carnes derretendo junto com todos os seus temperos. Coloquei as meia luas dentro da abóbora que estava quentinha no forno, um pouco do molho por cima e o resto, ao lado.
Adendo: Os raviolis que a Chris fez, na Páscoa/2008, postado em março/2008,
em casa têm poucas diferenças, mas fundamentais:
para a massa ela usou 900 g de farinha e 6 ovos em vez de água.
No recheio, acrescentou pimenta síria e canela.
Ficou excelente!
Tão lindas e tão boas! :-)
ResponderExcluirQue coisa bonita, e de aparência deliciosa! O que é oleo de canola? Será oleo de milho? Beijocas e parabens.
ResponderExcluirMárcia, você é muito caprichosa!! Que almoço maravilhoso.
ResponderExcluirMárcia obrigada pela vizita ao meu humilde cantinho e tambem pelo comentário adorei o seu blogo.um bjs Natércia...
ResponderExcluirOi Márcia, maravilhoso seu blog, interessante e bonito. De dar água na boca. Beijos, Aninha
ResponderExcluir