"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ainda ITALIA - SICILIA E NÁPOLES

Italy

Sicilia foi A Surpresa! Esperávamos menos desenvolvida e mostrou-se muitíssimo linda e com cidades interessantes e modernas, mesmo conservando... e muito bem.... todos as suas relíquias. Estas não são poucas, pois a Sicilia, foi invadida por etruscos, mouros, espanhois, normandos, gregos e romanos durante séculos e estes povos deixaram por lá muitos aspectos de suas culturas.
Em Palermo, alugamos um carro e a primeira sensação era a de que estávamos naqueles carrinhos de parque de diversões, onde a graça é bater no outro. Não existe um que não seja amassado de todos os lados. Nunca mais vão reclamar do meu, rsssss.
Como o pistachio é produto da terra, ele entra em doces, sorvetes e pratos salgados, sem a menor cerimônia.
Siracusa, com um grande parque arqueológico, um imenso teatro grego que está sendo usado para apresentações e quase ao lado o teatro romano. Duas culturas que alí confirmamos, foram tão diversas em seus meios e fins.
Catania nos serviu de base por 3 dias. Cidade limpa, gostosa, com bons restaurantes. Escavações de circo romano na praça central, rodeado por lojas Benetton, Valentino e outras.
Esta pizza com muzzarella de búfala, funghi porcini, presunto (que também é uma coisa que eles fazem muito melhor do que o nosso) e ólio de oliva extra virgem novo, estava deliciosa.
O Etna, ora o Etna.
Agrigento, ficou na lembrança e no coração, com o Vale dos Templos (Grécia, até VII a.c.), a grande gruta que foi chamada de Orelha de Dionisio, os caminhos que levam de um interesse ao outro através de aléias bem arrumadas, oliveiras e limões sicilianos nos acompanhando.
Enna é uma cidade que fica na montanha, bem lá em cima, com construções medievais e um comércio chiquérrimo, grandes griffes em ladeiras onde passa um carro de cada vez.
Castellamare del Golfo.... quero quero voltar para ficar um ano lá.

Acho até que gostei mais do rótulo do que da cerveja.
Até tempos recentes, tendo em vista a antiguidade de toda esta bagunça, a Sicilia não fez parte da Italia. A unificação foi feita pelo Vitor Emmanuel II, por volta dos 1860. Que mais história? Clique aqui .
Nápoles é a cidade mais suja que já conheci. É um caos nas ruas. Imaginem a 25 de março instalada na Oscar Freire. Sim, barracas vendendo óculos, bolsas, malas, cintos de todas as griffes, com etiqueta de Made in Italy, e até celulares, e até lap top, na frente das lojas que vendem os mesmos produtos por um preço até 50 vezes maior. Ao subir o Vesúvio, desisti no meio da caminhada e fui dormir na van que nos levou.Pompéia, mais famosa me deixou impressão muito triste e de desepero, mas ao mesmo tempo podemos ver os afrescos e os trabalhos em cerâmica, as construções e a urbanização "moderna", com sistema de galerias de esgotos.
Os peixes são deliciosos e, pelas ladeiras, fomos encontrando assim expostos espadas, sardinhas, mariscos, camarões, lulas e polvos.
Capri é uma graça, as águas foram conferidas e realmente são um pouquinho mais azuis que as de Picinguaba, rsss.
A muzzarella é boa demais e faz jus à fama, com certeza. A ricota, ninguém fala dela!, deixou a impressão de que eu nunca havia provado ricota antes. É boa de comer ajoelhado.


















O filé de frango forrado com radichias e farofa de pistachio e, ao lado, ao presunto de Parma, sempre acompanhados das famosas, deliciosas, inesquecíveis mozzarellas.
Fomos a uma festa popular em Cusano Mutri, uma aldeia no sopé de uma montanha, que apresentava os produtos de lá em barracas e adivinha o que eu trouxe escondidinho na mala....Funghi Porcini e Trufas adquiridas do produtor. Querem vir para o jantar?
Sobre Roma, não tenho muito o que dizer, revisitamos muitos lugares, lembrando e acrescentando alguns fatos que nosso amigo Auro que nos acompanhou ía elucidando com seu vasto conhecimento de história.

16 comentários:

  1. oi Marcia
    já coloquei a receita do raclete
    obrigada
    abs
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Adorei as histórias de sua viagem! A foto das ovelhas no outro post é minha favorita! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vou acalentando o sonho de conhecer a Itália.... adorei viajar um pouqui nho com você!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Itália é um país que sonho visitar há já algum tempo. O meu irmão foi a Nápoles há alguns anos e diz a mesma coisa. Cidade suja e muito triste. Mas eu adoraria ir a Veneza, Milão, Florença, a região de Sicília e Toscana. Pode ser que um dia se realize.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Top posts q deram água na boca!

    ResponderExcluir
  6. Minha mana vai em outubro a Itália, estas fotos estão de fazer inveja, tou quase babando no teclado com tanta maravilha, bjs ;)

    ResponderExcluir
  7. Continuo viajando ccom vc atavés dos posts...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Márcia que viagem fantástica, fiquei vidrada com o texto e as fotos.
    Maravilhoso.

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Menina quanta coisa gostosa!!!!Que viagem maravilhosa...grandes lembranças...você deve estar muito feliz!!!! Amei seu post! Bjks e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Itália é meu sonho!! As fotos estão lindas! Bjos

    ResponderExcluir
  11. Que inspiração... hoje vou comprar pistache.

    ResponderExcluir
  12. Meu maior sonho é conhecer a Itália e espero um dia chegar(e na volta dar um pulinho em Portugal..rsrsrs), mas enquanto este dia não chega, me contento e aprender mais sobre lá, e suas experiência compartilhadas estão sendo um prazer de ler e ver!!!bjs

    ResponderExcluir
  13. Alice, obrigada pela receita.
    Cris, gostei tanto das ovelhas que devo ter feito mais de 10 fotos delas.
    A Italia nos leva a sonhar e não é sem razão. Não quiz dizer que Nápoles é triste, é sujo e caótico, mas encantador. Acho o Norte, Veneza, Toscana fascinantes, são experiências diferentes.
    Ziza, fazem até pesto com pistache.
    Marizé, Laurinha, Nani, Emilia, Goreti, estava com saudades de todas.

    ResponderExcluir
  14. Quero tudo isso...as ovelhas são lindas.
    A Itália é um sonho...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. nossa..tô viajando na sua viagem..que maravilha..meu sonho de consumo é ainda fazer uma viagem a Italia...já fiz tanta viajem de bobeira...que viajar para mim é isso ai!!qwue lindo tudo...tô amando tudo isso..parabens

    ResponderExcluir
  16. Que passeio ótimo Marcia. Não conheço a Sicilia. Mas gosto muito de Capri e de Nápoles. A cidade tem sofrido com com uma greve dos lixeiros. E parece que você pegou bem isto.bjocas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante