"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SAFFRON CONSOMMÉ - CONSOMÉ COM AÇAFRÃO

Tivemos dias de muita chuva e, apesar de não ter feito frio em momento algum, a chuvarada pedia alguma comida que desse conforto.
Esta receita está num livro que faz parte daqueles que eu ainda tenho aos montes da época em que eu fazia culinária visual para fotos e filmes publicitários e precisava de muita inspiração.
Califórnia Cooking foi editado no século passado pelo Los Angeles County Museum, com fotografias belíssimas de cardápios apresentados em cenários maravilhosos de desertos e praias da Califórnia.

CONSOMMÉ DE AÇAFRÃO

Usei isto e fiz assim:
6 copos de caldo de carne ou de galinha (costumo deixar pronto e congelado caldos de carne – músculo de preferência, de galinha caipira e de legumes, juntando alho, cenoura, sal, cebola e salsinha bem picadinhos e cozinhando até que se desfaçam e fique um caldo uniforme). Podem ficar no confelador por até 6 meses.
3 claras de ovo
3 gemas
1 x. creme de leite
½ c. chá de açafrão em fios ou 1 colher de chá de açafrão em pó
Sal e pimenta do reino
2 c.s. parmesão em lâminas finas

Ferver o caldo. Enquanto isto, bater as claras em neve juntar as gemas e bater levemente. Juntar os ovos ao caldo fervente e deixar por 15 minutos mexendo devagar. Adicionar o creme de leite e o açafrão e tirar do fogo assim que levantar fervura. Junte pimenta do reino a gosto e prove o sal.
Colocar o parmesão no fundo de tigelas individuais e colocar o consommé por cima. Servir em seguida.

Acompanhei com bruschetas:
Tirar a pele de 3 tomates italianos (rasteiros), cortar ao meio, tirar as sementes, rechear com alho e ervas, de preferência desidratadas, (salsa, estragão, orégano) . Levar ao forno em refratário com um fundo de azeite de oliva e deixar assar por ½ hora ou até que estejam secos mas não torrados.
Esquentar no forno fatias grossas de pão (preferência o ciabata) regadas com azeite de oliva. Cortar os tomates em pedaços menores e cobrir com eles as fatias de pão.
Uma folhinha de mangericão sobre cada fatia dá o toque
. . . e o gosto também.

9 comentários:

  1. Eu tenho paixão por açafrão, em Goiás todos comem açafrão é um tempero muito utilizado na cozinha dos goianos. Esse consumé está mesmo uma maravilha!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia!Boa tarde tudo bem?
    Nossa amei esse consommé! Eu adoro tudo com açafrão. Aqui em casa o arroz é feito sempre com açafrão, além da corzinha linda o saboe é suave e ímpar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui o frio continua, ainda não fiz consomé mas o aspecto é bom! Ainda por cima está bem acompanhado :)

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso, ainda mais com um friozinho gostoso. Aqui ainda etsá frio.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de açafrão, mas costumo fazer com arroz. Consomé nunca fiz. Que pena... já provava o seu.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Magnífica idéia!!!
    Beijinhos carinhosos da Rô

    ResponderExcluir
  7. Essa receita com certeza não passará em branco, farei com toda certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante