Sexta feira à noite fiz uma sopa de cebola inspirada em uma visita a um blog, opa!! esqueci o nome. Foram douradas na manteiga e óleo de canola 8 cebolas cortadas em meia luas, acrescentado caldo de carne e pão torrado grosseiramente desmanchado. Depois de cozinhar uns 15 min., uma fationa de gruyère foi acrescida. Tijela de barro e ao forno mais 15 minutos. Daria para 4 pessoas. Foi aprovada mas sobrou bastante.
Sábado, resolvi esperimentar a mistura da Laila de couve com peixe, mas não arraia. Jantamos em 4 pessoas:
Temperei 1 kg de lombo de surubim comlimão, sal grosso e pim. do reino. 250 g de cogumelos shimeji, cortados em grandes pedaços, refogados em manteiga com cebola. Da horta, 6 folhas de couve foram para o microondas por 1 min.. Metade destas folhas , colocadas em refratário untado com azeite de oliva, serviram de cama para os lombos de surubim e os cogumelos. Pitadinha de curry sobre cada pedaço de lombo. Azeite e o restante das couves por cima. Cobri com papel alumínio, 20 min de forno.
Para acompanhar, um pirão Lavoisier: À sopa de cebola da sexta feira, foi acrescentado caldo de peixe, tomates sem casca, salsa, 1 pimenta de cheiro (ou bode) e coentro. Panela no fogão, quando começou a ferver, a farinha de mandioca foi acrescentada aos poucos até ficar um pirão.
BOLO DE AMÊNDOA DO CONVENTO DE SÃO JOÃO DE ELVAS
-
Quem me segue, sabe que ando sem apetites de blog, sem apetites de
produções fotográficas, resumindo, se não fosse pelos filhos, colocava o
blog no ca...
Seu blog é delicioso... Venha demonstrar suas habilidades aqui em casa e traga o maridão!
ResponderExcluirBjos, MiSalomon
que gostoso sito aqui. adorei seu blog.
ResponderExcluirVi que vc é de Rifaina...Hj moro em SP, mas sou de Rib Preto...bem pertinho....meus pais ainda estão em Ribeirão.
beijos procê
Lili
Assim vale a pena amiga, fica-se de água na boca de tanta qualidade nos cozinhados.Vlaro que pode linkar o bichodeconta deito Maria Tonta.. TENHA UMA BOA SEMANA, VOLTE SEMPRE, ESTE TAMBÉM É SEU CANTO..UM ABRAÇO eLL
ResponderExcluiressa ideia de usar couve como caminha pro peixe eh otima! vou adotar. beijo,
ResponderExcluirNem cheguei a perceber o título da receita...! ;-D (risos)
ResponderExcluirPois é Elvira, o título até parece sacanagem, não é?
ResponderExcluiresse blog dá uma fome... e saudades também! beijos
ResponderExcluirOlá Marcia. Voltei da minha viagem e na bagagem óleo de canola que em França se chama óleo de Colza, (postado hj em m/ blog). Obrigada por me ter dado a conhecer, não encontrei em Portugal, mas também não procurei muito, pois fui logo viajar a seguir. No entanto tenho uma duvida: Diz na embalagem que é um óleo para ser usado a frio, ou seja na confecção de molhos ou para tempero, mas voçê usa para fritar cebola, isso não altera as propriedades do óleo?
ResponderExcluirOi Marize, benvinda
ResponderExcluirNa embalagem do óleo de canola Liza, da Cargillfood, inclui os refogados. Tentei encontrar alguma informação específica sobre propriedades e não encontrei. Achei uma discussão, onde ninguem chega a lugar algum, mas há várias opiniões a repeito da canola. Estou colocando link no post da Canola. Bjs