"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Surubim com shimeji e pirão

Sexta feira à noite fiz uma sopa de cebola inspirada em uma visita a um blog, opa!! esqueci o nome. Foram douradas na manteiga e óleo de canola 8 cebolas cortadas em meia luas, acrescentado caldo de carne e pão torrado grosseiramente desmanchado. Depois de cozinhar uns 15 min., uma fationa de gruyère foi acrescida. Tijela de barro e ao forno mais 15 minutos. Daria para 4 pessoas. Foi aprovada mas sobrou bastante.
Sábado, resolvi esperimentar a mistura da Laila de couve com peixe, mas não arraia. Jantamos em 4 pessoas:
Temperei 1 kg de lombo de surubim comlimão, sal grosso e pim. do reino. 250 g de cogumelos shimeji, cortados em grandes pedaços, refogados em manteiga com cebola. Da horta, 6 folhas de couve foram para o microondas por 1 min.. Metade destas folhas , colocadas em refratário untado com azeite de oliva, serviram de cama para os lombos de surubim e os cogumelos. Pitadinha de curry sobre cada pedaço de lombo. Azeite e o restante das couves por cima. Cobri com papel alumínio, 20 min de forno.
Para acompanhar, um pirão Lavoisier: À sopa de cebola da sexta feira, foi acrescentado caldo de peixe, tomates sem casca, salsa, 1 pimenta de cheiro (ou bode) e coentro. Panela no fogão, quando começou a ferver, a farinha de mandioca foi acrescentada aos poucos até ficar um pirão.

9 comentários:

  1. Seu blog é delicioso... Venha demonstrar suas habilidades aqui em casa e traga o maridão!
    Bjos, MiSalomon

    ResponderExcluir
  2. que gostoso sito aqui. adorei seu blog.
    Vi que vc é de Rifaina...Hj moro em SP, mas sou de Rib Preto...bem pertinho....meus pais ainda estão em Ribeirão.
    beijos procê
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Assim vale a pena amiga, fica-se de água na boca de tanta qualidade nos cozinhados.Vlaro que pode linkar o bichodeconta deito Maria Tonta.. TENHA UMA BOA SEMANA, VOLTE SEMPRE, ESTE TAMBÉM É SEU CANTO..UM ABRAÇO eLL

    ResponderExcluir
  4. essa ideia de usar couve como caminha pro peixe eh otima! vou adotar. beijo,

    ResponderExcluir
  5. Nem cheguei a perceber o título da receita...! ;-D (risos)

    ResponderExcluir
  6. Pois é Elvira, o título até parece sacanagem, não é?

    ResponderExcluir
  7. esse blog dá uma fome... e saudades também! beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcia. Voltei da minha viagem e na bagagem óleo de canola que em França se chama óleo de Colza, (postado hj em m/ blog). Obrigada por me ter dado a conhecer, não encontrei em Portugal, mas também não procurei muito, pois fui logo viajar a seguir. No entanto tenho uma duvida: Diz na embalagem que é um óleo para ser usado a frio, ou seja na confecção de molhos ou para tempero, mas voçê usa para fritar cebola, isso não altera as propriedades do óleo?

    ResponderExcluir
  9. Oi Marize, benvinda
    Na embalagem do óleo de canola Liza, da Cargillfood, inclui os refogados. Tentei encontrar alguma informação específica sobre propriedades e não encontrei. Achei uma discussão, onde ninguem chega a lugar algum, mas há várias opiniões a repeito da canola. Estou colocando link no post da Canola. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante