"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

terça-feira, 18 de novembro de 2008

FIM DA VIAGEM - RESTAURANTES NO CAMINHO

Voltando destas curtas férias curtidas em andanças, pelo interior, capital e litoral de S. Paulo, vou relatar aqui apenas as aventuras gastronômicas. Os amigos que visitamos, as praias e mares que aproveitamos, mesmo a chuvinha insistente de Ubachuva, foi tudo energizante, antistressante, bom demais. Só o cheiro do mar já me faz sentir diferente, para mim é uma necessidade.
Um dia (business) e uma noite em Ribeirão Preto, claro que jantamos no Mirai, um dos melhores japoneses que conhecemos onde a melhor pedida é dizer ao Passarinho (sushiman): Faça o que você quizer para nós. E ele sempre acerta.

Fomos a S. Paulo, vimos filhos e neto. Isto também é necessidade minha e é bom.

Em seguida descemos a serra para o Guarujá mas resolvemos ir pela balsa, fazia muitos anos que não entrávamos em Santos e fazíamos esta travessia. Ficamos na praia de Pernambuco, com meu primo Lata e a Sonia, onde fomos muito bem recebidos como sempre. Levaram-nos para comer ostras no Pereque e jantar no Rufino's onde experimentamos o lagostim com molho de paprika que estava excelente.

Dali fomos pela 101 para Ilha Bela. Recepcionados pelo amigo Maneco, saimos pela noite em busca de aventuras. Dia seguinte passeio de lancha que não fui.

Segunda feira finalmente alcançamos Picinguaba. Chuva, livros, baralho.
Andar por Paraty é preciso, e depois jantar no recomendadíssimo Banana da Terra, da Badaladíssima Ana. Ela não estava. O restaurante é muito agradável. Estava tudo bom. Mas ficamos com o sentimento (que não deveria ter ficado) de que continuávamos preferindo a lula recheada do Ivo, do Vagalume. Será mal da idade? Saudosismo? Chuquinão. Talvez lembrança do que sempre foi bom demais. Mas valeu ter conhecido.
Dia seguinte deu praia até as 14 horas e depois fomos a Ubatumirim que é muito perto, no Bar do Ulysses. Cenário maravilhoso, restaurante pé na areia e o próprio muito simpático.

Voltamos por Atibaia, onde visitamos mais 2 amigos queridos, o Paulo e a Camila.

Sardinhas marinadas como entrada.

Peixe na brasa.



Peixe reccheado com farofa de mariscos e com todos os legumes que se possa imaginar em volta (isto seria um prato para 2 pessoas, sobrou bem mais do que a metade).
Preço total com várias cervejas: R$ 70,00



Couvert: o pãozinho quente e com ervas e o patê de salmão, divinos.

Lula recheada com catupiry e banana.

Risoto de pupunha com nota máxima e posta de peixe grelhado com paçoca.

Vinho argentino.
Preço total com vinho argentino escolhido pelo lado direito do cardápio: R$ 200,00

.
E esta é a lembrancinha que trouxe do cais de Paraty para todos os visitantes do Idéias a la carte



Não esqueçam do cardápio de fim de ano, estamos chegando lá mais depressa do que pensei.




14 comentários:

  1. lindas fotos, deu até fome... hehehe... praia é muito bom mesmo. eu não gosto muito de sol, mas do "clima de praia" eu gosto muito! mesmo que curtas, férias "é" preciso!

    kibon que voltaste, kibon que aproveitaste!

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. O que mais gostei foi do prato de lula :) Comia já!! Bem vinda ;)

    ResponderExcluir
  3. marcinha,,,q saudades do ar...e com essa lembarnça q nos trouxe..ai já fiquei feliz.. tenho qir ao mirai mtos amios ja recomendaram...bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcia que bom que aproveitaram! E, pelo visto comeram saudavelmente, o que é sempre difícil, quando a gente sai de férias.
    De todos os lugares qie citaste só fui à Santos quando morei em SP, mas eu era tão pequena que praticamente não me recordo de nada.
    É verdade, o Natal está quase ai!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Amiga, passear é muito bom, rever amigos,familiares, pessoas queridas, mas voltar para o nosso cantinho é muito melhor, não é mesmo?
    Achei interessante que em Julho fiz uma viagem parecida com sua, incluímos Campos de Jordão e não fomosa Ubatuba.
    Feliz regresso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Marcia querida,
    Bem vinda ao lar!! Sentimos sua falta!! Vejo que chegou cheia de novidades nas malas e muitas historinhas e comidinhas para nos mostrar.
    Respire, descanse um pouquinho da viagem e volte para nosso convivio.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Marcia, que bom sair de ferias. Tambem acabei de chegar e assim como voce tenho essa necessidade do mar, sua brisa e cheiro, eh revigorante. Que fotos lindas e tanta comida boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Marcia ..Adorei a sua volta e com muitas novidades pra gente!!LIndas férias!!
    Bom retorno!!
    BJs

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com invejinha (da boa)....o cheirinho de maresia me deu saudade...as guloseimas são um capítulo a parte...obrigada por partilhar suas aventuras...mil beijocas...

    ResponderExcluir
  10. Meu pai... qta coisa boa Marcia!!!!
    Passei mal com o peixe recheado acompanhado de legumes!!!!
    Loucura loucura loucura!!!

    Bjundas

    ResponderExcluir
  11. Adorei adorei adorei, aquele prato é legume recheado de peixe isso sim. Que bom que fostes a Paraty, bom demais.

    ResponderExcluir
  12. Márcia as fotos são maravilhosas, que viagem mais gostosa!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Marcia, que bom compartilhar com a gente suas férias! Também adoro o roteiro e muitas vezes ia a Paraty. Não fiquei tão satisfeita com o Banana, comemos uma moqueca gostosa, mas nada que deixasse saudades...O Vagalume que vc diz é o de Trindade? Lá é uma barraquinha que serve coisas deliciosas! Vamos ver se arrumo um tempinho para postar a ceia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante