"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

sábado, 22 de novembro de 2008

FRUTOS DO MAR 1• CAPÍTULO - CAMARÃO

Começando a experimentar os camarões trazidos de Ubatuba . Esta receieta, eu copiei da revista Só Receitas, que não sei se ainda está sendo editada, mas era muito boa. Tenho vários exemplares lá dos anos 2000 a 2003 e as receitas costumam ser boas e fáceis.
Este Camarão à Moda Capri, facílimo ficou maravilhoso.
Para 1 kg de camarão rosa limpo, usa-se 4 talos de alho poró.
Corta-se o alho poró em rodelas, lave e escorra. Derreta manteiga numa frigideira, junte o alho poró e frite por 3 min. Acresente suco de 1 limão, sal e creme de leite. Misture bem, desligue o fogo e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta do reino. Polvilhe com farinha de trigo. Numa frigideira antiaderente aqueça manteiga e azeite. frite os camarões 3 minutos de cada lado.
Coloque o alho poró no centro e os camarões ao redor. Polvilhe com ciboulette.


Acompanhou o salmão que foi feito mais ou menos assim, foi o vizinho Jacaré quem fez e eu dei umas olhadinhas:

Coloque num pilão salsinha, alecrim, pimentas em grão, 1 pimenta bode, limão e alho e soque até fazer uma pasta. Pique 1 cebola em pequenos pedaços, junte tudo.

Forre uma assadeira com flor de sal ou sal grosso, coloque o salmão com a pele virada para baixo e passe a mistura do pilão por cima do peixe com um pouco de sal.

Asse no forno alto por 15 minutos.

Acompanhou arroz branco.


A sobremesa inventamos na hora.
1 manga Aden cortada em pedaços grandes foi para a panela com manteiga e uma peça de aniz estrelado, mexe uns minutinhos e junta 1 copinho de Drambuie, flamba e pronto.
Jantar várias estrelas apesar da chuvarada que estava caindo.



23 comentários:

  1. Marcia minha querida tudo está de comer e chorar por mais!Um beijinho...

    ResponderExcluir
  2. Delícia de jantar hein!
    Super especial mesmo^^
    Kisss.

    ResponderExcluir
  3. Marcinha,

    perfeito tudooo isso, por acaso vc fez também lagosta?! hehehe
    Bjs e estava com saudades de vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia!
    Hummmm fiquei inspirada com o salmão! Já os camarões, apesar de adorar, aqui só dá para comprar os congelados e cheios de hormômio, o que não me agrada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. gostei dessa receita de camarão. muito fácil, muito rápida. e eu adoro manga, vou fazer essa também. só não sei o que é Drambuie. licor, vinho ou...? depois me contas. bjus, Márcia, bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que é DRAMBUIE e PIMENTA BODE. O peixe e o camarão dão água na boca.
    Liliane

    ResponderExcluir
  7. Mar ô mar... delícia!
    Assim eu não resisto... gostoso de mais!
    Esse blog me enloquece... bjs de boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Cardapio estrelado com certeza!Amo frutos do mar. Adorei a manga assim flambada, ficou chic hien!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bem apetitoso, adoro camarão, adorei a receita, boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  10. Natercia, de comer e rezar... por mais
    Nana, lagosta já era demais pro meu bolso....mas até prefiro lulas
    Axly, Andea, Odete, ameixa, foi mesmo muitas estrelas, e olha que estou ficando chata
    Luzinh, Liliane, Drambuie é um, licor de uisque que vem lá das Scotland. Pimenta bode é redondinha, também chamada pimenta de cheiro, não muito ardia mas com paladar delicioso.
    Obrigadão pelos comentários

    ResponderExcluir
  11. Rosangela, obrigada pela visita, volte sempre, vou visitar você logo logo
    Odete querida, que saudades... vou passar com muita calma na sua cozinha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Nani querida, com saudades do seu cantinho e semtempo para ir lá.

    ResponderExcluir
  13. Márcia, boa a receita do camarão. Quer dizer que o Banana da Terra não foi tudo isso ?
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Marcia Frutos do mar on parade e com muito estilo !!
    Prato preparados com muito bom gosto !!Adorei todos especialmente o camarão!!Devia estar uma Pérola!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. nossa..quanta coisa boa juntos!!comeria tudo sem pesar na consciência!rsss..amo frutos do mar..bjus

    ResponderExcluir
  16. Marcia, tem tudo que eu adoro,deve ter ficado muito bom

    ResponderExcluir
  17. Hum...Camarão!

    ...

    Visite o blog digitalizejá.blogspot.com e conheça nosso serviço especial de digitalização de fotos.
    Até Breve.


    Vip Photo Studio

    ResponderExcluir
  18. camarao com alho porro.. essa nao conhecia ;-) mas com certeza que sabe bem!!! que boa comidinha ;-)

    ResponderExcluir
  19. Que bom que gostaram, pois com a quantidade de camarões, lulas e polvo que trouxemos de Ubatuba, vocês vão ter que me aguentar. Obrigada pelos comentários, fiquei feliz.
    Luzinha, Drambuie é licor de uisque.
    Edu, o Banana da Terra é muito sim. O que aconteceu foi que jantamos só uma noite em Paraty e ficamos com vontade de rever a lula Vagalume de sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Bom esse capítulo é tudo que estou precisando no momento.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Menina você voltou com força total hein?! Arrasou na receita!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  22. Me perdoa se sumi....mas é que como minhas filhas dizem "a mãe arruma um monte de coisas prá fazer e não dá conta de 1/3"....me enrolei neste final de ano, olha lá na minha galeria e veja a casinha de bonecas que estou fazendo....brincadeira não...toma um tempo que nem te conto.....mas aos poucos estou me redimindo com os amigos....amei os camarões...e essa sobremesa de manga....uma coisa...bem despojada, elegante e deu prá imaginar o perfume....estou ansiosa na espera da apostila com os cardápios de final de ano.....pelo que andei vendo nas postagens...vai ser uma coisa de louco....mil beijocas e fica com Deus....

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante