"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

terça-feira, 17 de julho de 2007

Canola



Definição e histórico de Canola
A canola (Brassica napus L. e Brassica rapa L.) planta da família das crucíferas (como o repolho e as couves), pertence ao gênero Brassica. Os grãos de canola produzidos no Brasil possuem em torno de 24 a 27% de proteína e de 34 a 40% de óleo. Canola é um termo genérico internacional, não uma marca registrada industrial - como antes de 1986 -, cuja descrição oficial é "...um óleo que deve conter menos de 2% de ácido erúcico e cada grama de componente sólido da semente seco ao ar deve apresentar o máximo de 30 micromoles de glucosinolatos " (Canola Council of Canada, 1999).
O óleo de canola é um dos mais saudáveis, pois possui elevada quantidade de Ômega-3 (reduz triglicerídios e controla arteriosclerose), vitamina E (antioxidante que reduz radicais livres), gorduras mono-insaturadas (reduzem LDL) e o menor teor de gordura saturada (controle do colesterol) de todos os óleos vegetais. Médicos e nutricionistas indicam o óleo de canola como o de melhor composição de ácidos graxos para as pessoas interessadas em dietas saudáveis.
No Brasil cultiva-se apenas canola de primavera, da espécie Brassica napus L. var. oleifera, que foi desenvolvida por melhoramento genético convencional de colza. A canola constitui uma das melhores alternativas para diversificação de culturas de inverno e geração de renda pela produção de grãos, no Sul do Brasil. O cultivo de canola reduz a ocorrência de doenças, contribuindo para que o trigo semeado no inverno subseqüente produza mais e tenha melhor qualidade e menor custo de produção.
FONTE: EMBRAPA
Existe uma discussão interessante com prós e contras a canola: http://www.lcdias.com.br/2006/12/perfeio-humana-da-canola.html

10 comentários:

  1. Obrigada Marcia. Já coloquei oleo de canola na minha lista de compras, só espero conseguir encontrar sou adepta de comida saudável mas sem radicalismos.

    ResponderExcluir
  2. É o que chamamos de óleo de colza na Europa. Mas só usamos esse óleo cru, para temperar, nunca para cozinhar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marcia, pela visita. Que bom que gostou da receita, as vêzes é bom variar um pouco.Adorei este artigo sobre o óleo de canola, vou colocar lá n meu blog, posso? E também vou colocar seu endereço. Achei seu blog interessante.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei as informçaoes! obrigada...agora me conta onde fica rifaina?eu to mornaod em amtão q eh do lado de araraquara...beijos

    ResponderExcluir
  5. A infinidades de mariscos que se tem no Chile me impressiona e me encanta. Não só a comida do mar, mas também as outras comidas são muito boas. Sem falar do Carmerè!
    Obrigada pela visita. Vou colocar um link seu lá no meu blog, ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Uma gracinha o seu blog. Quem me dera cozinhar com uma vista dessas pela janela, a minha cozinha dá visão para um mopnte de prédios. Costumo usar óleo de canola e girasol já a alguns anos. É bom saber que existem outras pessoas com preocupações quanto à alimentação. bjo, Nina.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa usamos óleo de canola é mais saúdavel!Adorei conhecer mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  8. Márcia tambem não conheço óleo de canola.um bjs Natércia))

    ResponderExcluir
  9. boa informaçao sobre a canola

    ResponderExcluir
  10. Marcia
    Sobre a acelga, acho que não pode ser substituida, pois a receita é italiana e eles usam este tipo. Alias, é uma receita doce, uma sobremesa, por incrivel que pareça.
    Obrigado por visitar meu blog, faça isto mais vezes...
    Abraço da vovó moderna

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante