"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Margarina x Manteiga

Resposta à postagem Margarine versus Butter.

Como o texto é muito grande, tomei a liberdade de deixar apenas os links, mas se alguém quizer lê-lo na íntegra, por favor, mande endereço de e mail e eu envio.
Sobre porcentagens de gordura etc: http://www.inmetro.gov.br/ .
Pesquisas na Univ. do Texas http://www.jama.ama-assn.org/
Estudos nos USA http://www.margarine.org/
Composição das margarinas http://www.jama.ama-assn.org/.
Sobre gorduras saturadas e ácidos graxos http://www.cfsan.fda.gov/
A história da margarina http://www.margarine.org/ .

Mais detalhes podem ser verificados no site: www.cfsan.fda.gov/~dms/qatrans2.html.

No Ministério da saude (o nosso)http://dtr2001.saude.gov.br/sps/areastecnicas/carencias/documentos/alimentaçãosaudavelel.pdf. Maria Silvia Machado
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Unilever Brasil

6 comentários:

  1. nossa essa resposta só pode ser imensa assim para te confundir e te induzir a comer a maldita margarina...prefiro correro risco do colesterol a ingerir aquela pasta ranchosa..tenho pavor a margarina, é como temperar uma salada com óleo de soja...a alimentação está ligada ao prazer, e se margarina fosse boa pq colocam essência de manteiga?
    e os franceses e todo o mundo que viveu antes da margarina...ah não, não gosto dessas modificados forçadas pelo homem... beijos

    ResponderExcluir
  2. Laila, eu sentia exatamente assi, odiava margarina até que fui obrigada pelo colesterol a deixar manteigas de lado. Não abandonei totalmente, mas deixo para os dias de festa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Há mesmo muita controvérsia quanto aos dois produtos. De um lado as gorduras trans e do outro o colesterol. Não gosto de margarina nem de produtos artificiais e como tenho restrições a gorduras animais em minha dieta, prefiro não usar manteiga nunca, substituo sempre por azeite de oliva, inclusive em bolos doces.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Agah e tb prefio usar azeite em tudo. Já li muitas coisas sobre as vantagens e desvantagens de uma e de outra e não existe realmente unanimidade. Por isso, seja qual for a escolha, o melhor é mesmo consumir com moderação...embora, cá em casa, exista sempre manteiga (a minha filha adoraaaaaaaaaa pão com manteiga)!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcia,

    Que ótimo!
    Vi seu recado no meu blog e qd vim conhecer o Idéias a la carte dei de cara com este post sobre margarina x manteiga, com dúvidas que estava querendo tirar faz tempo! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei interessada em ler todo o texto,estou realizando uma pesquisa da faculdade sobre margarina e mantega.Gostaria que me mandasse por favor o texto na integra.A proposito concordo com a Goretti o melhor mesmo é consumir com moderação ou opitar pelo azeite.Obrigada desde já.
    email:larissinha_z@hotmail.com
    Larissa Faresin

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante