"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Bolo de Beringela LuNivia

O cardápio do Ano Novo foi bem simples. Fizemos (neste ano tivemos a colaboração de Lu e Nivia que vieram de Franca passar o Reveillon conosco), nada foi combinado anteriormente:
Para beliscar: mousse de gorgonzola colorido (eu) e gorgonzola com damascos (Nivia), queijos, torradas.
Entrada: Salada de grão de bico (eu) e Bolo de beringela (Nivia).
Pratos: Arroz, feijão branco com bacon, javali assado, farofa de maçã e uvas passas (eu).
Sobremesa: Torta de maçã com massa de pão folha, receita da Laurinha (http://docelaurinha.blogspot.com/ )

Bolo de beringela de Lu e Nivea:
4 beringelas médias para uma forma de bolo grande. Cortadas em rodelas e colocadas na salmoura por 1 hora. Fritar e deixar no papel toalha até ficar bem sequinho.
-Geléia de tomate: 3 tomates cortados em pequenos pedaços vão para a panela com vinagre de maçã, pimenta e 1 colher de sopa de açucar. Ferver aaté amolecer, liquidificar e peneirar. Voltar ao fogo para apurar - textura de geléia.
-Farofa: castanha de caju moida grossa, castanha do Pará em lascas, uvas passas amarelas e pretas, damasco, pimentão vermelho e amarelo em pedacinhos quase invisíveis.
-Misturadas a farofa e a geléia, vamos montar o bolo. Forma de pudim com furo untada, 1 camada dde mix geléia/farofa, 2 camadas da beringela que estava descansando. E assim por diante até encher a forma.
-Forma na geladeira por 4 horas. Desenformar e servir em seguida.




As fotos ficaram bem ruinzinhas, mas acho que dá para pegar o espírito do bolo.

10 comentários:

  1. Adorei o cardapio tudo muito gostoso! Feliz 2008!

    ResponderExcluir
  2. ai, eu adoro beringela! vou fazer essa receita! obrigada pelo comentário tão querido. eu tenho 37, quase 38 - fev/2208, mas qdo me caiu a ficha que já tou na beirada dos 40, pirei na batatinha... hahaha... daí pensei, não, os próximo 40 hão de ser melhores, e é prá isso que eu estou "trabalhando" a mente... hahaha... bjo.

    ResponderExcluir
  3. as fotos ficaram lindas, e fiquei a morrer de fome só por ler a receita. é que eu sou fã de beringela.

    ResponderExcluir
  4. quase chegou o aroma......... deu para saborear a foto!! Adoro berinjela!
    E o apffelstrudel, gostou?
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  5. Ai, ocmo eu perdi esta deliciosa refeicao? estas fotos estão de dar agua na boca.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito! É lindo e deve ser muito bom. :-)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esta receita tem tudo o que gosto. Uma maravilha!

    Bjs e Bom Ano

    ResponderExcluir
  8. humm amei marcia...assim seu 2008 sera irresistivel!fiquei com uam duvida...as vberingelas são cozidas...é q na foto parecem estar fritinhas...bjos e um lindo 2008!

    ResponderExcluir
  9. Lailinha, obrigada, tinha esquecido Fritinhas, já completei.
    Eliana, Luzinha, Elvira, Pipoka, Valentina, Laurinha, Risonha e Laila um ano novo cheio de lindas receitas!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante