"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

sábado, 31 de maio de 2008

TRUFAS PRETAS - TARTUFOS DE NÁPOLES

A já famosa Torta de Qualquer Coisa, assim com maiúsculas sim senhor, cuja receita está aqui e no blog da Mel, serviu hoje para começar as receitas que estão dando certo... pois é, rodei a net e não encontrei nada na lingua portuguesa parecido com uma receita, salgada, que levasse os tartufos, as trufas pretas que eu trouxe de Napoli, resolvi me arriscar.




Comecei por separar uma das "bolinhas" pretas e misturá-la a manteiga de boa qualidade, fazendo uma pasta. A outra, são só 2 por vidro, cobri com olio di oliva .

Então fiz a receita que está descrita no aqui lá de cima e recheei, se é que se pode chamar rechear uma massa líquida, melhor, coloquei por cima da massa um refogado de alho poró e aipo ou salsão (sei que muitos não gostam, mas substitua por outra verdura que prefira).

Salpiquei, pouquinho mesmo, um pouco da manteiga trufada (viu que intimidade?) sobre a torta e coloquei cubinhos de queijo padrão Minas (parecido com requeijão, mas de cortar).

Ficou deliciosa mesmo.

Ei!!!! quem tiver receitas com tartufos, envie por favor.

14 comentários:

  1. Que chique :) Adoraria provar... mas essas trufas pretas não são caras?

    ResponderExcluir
  2. É, estou esperando minha viagem gastronômica à Europa para poder experimentar. Onde moro, saequer nunca vi para vender.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Marcia vc está muito mas muito mas muitooooooooooo chique!!!!

    vc quer receitas com a manteiga trifada, azeite ou o tartufo em si??bjs

    ResponderExcluir
  4. Ameixa,
    comprei numa festa de produtores que tive a sorte de ir e comprei em preço bem aceitável.. as quantidades usada são mínimas.
    Ziza, eu tb nunca havia provado.
    Laila, quero tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Deu água na boca só de olhar a torta! Hoje eu e o Zé estreamos as trufas com ovinhos no café-da-manhã. Ficou bem bom. Já coloquei azeite em uma delas e vou fazer a sugerida pastinha com manteiga com a que já está aberta. Senti um cheirinho de chocolate na trufa, delírio meu?

    Beijo,

    Chris

    ResponderExcluir
  6. Receitas com trufas eu encontro em sites em italiano, são ótimas, e no google também.
    Sempre compro em São Paulo em uma loja que se chama Toscana (trufa, azeite e manteiga de trufa, açafrão importado e outas cositas mas)eles mandam via SEDEX, chega rapidinho.

    Adorei sua criatividade, parece que ficou bem saboroso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Luciana, eu tenho uma grande deificuldade com a lingua italiana, falo bem ingles e frances, entendo espanhol, mas italiano...neca. Vi os prdutos com trufas por SP, mas o $$$$$$$...Paguei por vidrinhos com 2 trufas purinhas lá na festa de Mutri, cerca de 15 Euros.
    Se tiver receitas boas, me manda. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Um que delícia de receita... Eu sempre faço um maccão com linguiça toscana e trufas, fica maravilhoso, quando fizer de novo, colocarei no panna cotta e te aviso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. NOOOOOSSA!!!
    vou te adicionar no meus blogs gostosos lá na Casa de Farinha tá?
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. aprendi uma vez uns ravioles abertos de trufa...eram assim, fazia-se um refogado em azeite de cebola, alho, shimeji e shittake frescos, aí tbm coloque lasquinhas de trufa, e depois juntava um pouco de creme de leite fresco.

    Cozinhe folhas de massa de rolinho primavera(como se fosse massa de lasanha) monte o prato com o refogado(fazendo um montinho), cobrindo o montinho com a 1 quadrado d emassa, regue com manteiga trufada derretida, salpique parmesão e ceboulete...

    é toda chicosa a receita, aprendi com um frances mas é boa demais!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Márcia...que delícia...que legal que vc está sempre fazendo esta torta, eu tb viciei nela...olha eu tenho curiosidade em experimentar trufas...porém, não tive oportunidade ainda...com certeza esta receita deve ter ficado maravilhosa...no meu blog tem dois sites de comida italiana nos links, entra lá e verifica se tem alguma receita!!!A torta ficou linda!!!bjs

    PS- o seu link da receita não está abrindo!(só p/ avisar!)

    ResponderExcluir
  12. Mel, acho que agora vai funcionar o link, se um não abrir, o outro abre. bj
    Laila, estou com vontade de provar esta receita, até tenho folhas de arroz para fazer rolinhos, mas o tempo está absurdamente crítico... acho que semana que vem vou ficar mais livre. bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  13. Trufas de Nápoles??? Minha nossa, de comer de joelhos, deitado, sonhando...me convida para o próximo jantar? rsrsrsr
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante