"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

domingo, 1 de junho de 2008

Geléia para o Rei Pimenta



Geléia de pimenta para acompanhar grelhados, assados, queijo brie ou torradas.

Ingredientes:
1 envelope de gelatina de algas agar-agar
1 maçã
2 fatias de abacaxi (ananas)
1 c. sobremesa de gengibre ralado
outra colher de hortelã picado
1 pimenta jalapena
2 pimentas dedo de moça
2 c. sopa de açucar
2 copos de água mineral

Dissolva a gelatina conforme as instruções. Geralmente 1 pacotinho para 2 copos de água, dissolva e leve a fogo brando mexendo até levantar fervura, deixe cozinhar mais 3 minutos mexendo de vez em quando.

Bata no liquidificador o restante dos ingredientes, mas deixe algumas rodelinhas de pimenta dedo de moça bem fininhas reservadas .

Peneire e junte à gelatina. Misture as rodelinhas de pimenta para dar um colorido à geléia.

Não é necessário levar à geladeira (frigorífico) para que fique com a consistência desejada. Pode ser armazenado em potes esterilizados, mas não por muito tempo.


Porque usei a gelatina de algas em vez da gelatina convencional?

Porque tinha em casa e acho que é bem saudável, mas pode a receita pode ser elaborada com a gelatina convencional.

O agar-agar é uma gelatina constituída por agarose e agaropectina, extraída de várias espécies de algas marinhas. As algas assimilam grandes quantidades de minerais contidos na água do mar; o agar-agar, por conseqüência, é rico em iodo, sais minerais e fósforo. É indicado em dietas que exijam grande valor alimentício, com baixo teor de calorias.
Tem papel importante no combate à flacidez .

38 comentários:

  1. Que bela sugestão!!!!
    Super interessante, adorei!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  2. Márcia adorei como sempre uma maravilha.um bjo. Natércia...

    ResponderExcluir
  3. Ólá vim ter ao seu blog atravéz do blog da nani querida,e adorei seus blogs estão os 3muitos bons,eu comecei agora um,tá bébe se quiser visitar?é muito caseiro, nela-omeucantinho.blogspot.com comentários são sempre bem vindos e prometo visitar o seu tem interesse. bjos :) sabe que faço muita geléia?de todo um pouco a sua deve tar divina.

    ResponderExcluir
  4. Márcia muito boa a sugestão da geléia... realmente deve ficar fantástico ocm greijo brie ou até um um churrasquinho... afff... já tô viajando!!!! hehehehe

    Bjundas

    ResponderExcluir
  5. Márcia que bela sugestão esta! A geleia está com uma cara fantástica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. O ágar sempre me salva quando tenho visitas vegetarianas.

    ResponderExcluir
  7. Marcia, obrigada pela visita lá no blog. Adorei o teu também!! Para a programação dos cursos e aulas, sugiro você entrar no site da escola: www.wkcozinha.com.br e se cadastrar. Assim, você recebe sempre toda programação por e-mail. !! Volte sempre e um grande beijo para ti!!

    ResponderExcluir
  8. Postei hoje minha sugestão para o Rei da Quinzena...a sua já anotei, gostei muuuuito mesmo usando a pimenta com um pouco de cuidado. Por aqui tem gente que não gosta.
    Bjs!

    Ah...vou ter muito prazer de tomar um cafezinho com você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. q base excelente dá pra fazer geéia de tudo com essa base né? mas a sugestão pro rei foi realmente genial adorei!!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Márcia.
    Muito obrigado pela sua visita e comentário. O toucinho de porco preto é apenas toucinho alto, branco, sem carne entremeada. Usa-se para que derreta sem deixar vestígios durante o processo de cocção. Claro que pode usar de porco normal.
    Quanto ao Carmenére de que me fala, realmente nunca tinha ouvido falar. Sabe, num país vinícola como Portugal, há uma verdadeira xenofobia em relação a vinhos estrangeiros em geral e a vinhos "novos" em particular, os chilenos, califórnia, africa do Sul e Australia. São raros os que aqui chegam. Este foi um tal Viagero Reserva, comprei-o porque vi, com surpresa, que tinha rolha de cortiça a sério (manias europeias!)e foi realmente um belíssimo vinho, mesmo em comparação com os magníficos vinhos portugueses.

    Luís Pontes

    ResponderExcluir
  11. Luis, quando estive no Chile, visitei uma vinicola que pertence a um vinicultor proveniente da região de Barcelona, Miguel Torres se não me engano. Lá, seus ascendentes plantavam esta uva, mas ela foi dizimada por alguma praga. Ele conseguiu salvá-la no Chile, por estas e outras eles têm uma barreira sanitária fortíssima. Se tiver oportunidade, experimente.

    ResponderExcluir
  12. Marcia, olha q coincidência... trabalho com bebidas e hj falei com uma pessoa da MIGUEL TORRES...
    sobre a praga, é a filoxera, que acabou com a carmenere na europa. Carmenere é tudo de bom...
    Ah, e qto à Geleia... a-d-o-r-e-i!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Márcia,

    Adorei esta sua receita de geleia de pimenta. Em tempos fiz uma, que publiquei lá no blogue, mas é bem diferente da sua. Esta irei testar brevemente, pois a minha está chegando ao fim.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de seu blog, suas receitas são maravilhosas!
    Adicionei seu blog em meus links.

    Bjs.
    Manuela Escariz.

    ResponderExcluir
  15. Adorei tudo por aqui!!!
    Voltarei sempre!
    Bjos da Lú
    :o)

    ResponderExcluir
  16. Quantas gostosuras e parabéns pelo blog, estou adorando me perder por aqui.
    bjks

    ResponderExcluir
  17. Minha querida Alga Agar-agar é do melhor que existe, eu uso muito, todas as minhas gelatinas são feitas com esta Alga e imensos cozinhados.

    Já consegui fazer o iogurte de Soja caseiro sem iogurteira, vou publicar ainda esta semana, infelizmente no endereço que indicas não há lá nada.

    Bjo e Parabéns pela tua receitinha

    ResponderExcluir
  18. Olá de novo ,Márcia.

    Em fins do sec.XIX houve uma terrivel praga na Península Ibérica que extinguiu algumas castas para sempre. Ficou conhecido como a Filoxera e ainda hoje se podem ver na região do rio Douro, das mais afectadas, áreas que foram abandonadas então e nunca mais cultivadas, chamadas mortórios, um horror. Alem das vinhas morreu muita gente à fome.

    Andei a passear pelo seu blog, lá para trás, e ao passar pelo Croque Monsieur, não resisti a deixar-lhe esta dica, descendentes directas e melhoradas, muito melhoradas como verá:
    http://www.alunos.dcc.fc.up.pt/~c0007056/francesinhas/receitas/receitas.html

    Lpontes

    ResponderExcluir
  19. Nossa, arrasou! Adorei anotei TUDINHO!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Só sucesso...nunca provei, mas tenho curiosidade, só não pode ser muito picante, ai ai, nunca curti pimenta, agora que estou começando a ingressar neste mundo ardido, então tem que ser bem devagarinho.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Então Luis, acho que a praga foi esta, mas o senhor Torres conseguiu salvar o Carmenère no Chile.
    Já já vou passear nos croque melhorados. Sabe que gosto muito dos seus comentários? Acrescentam, por favor, continue assim.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Vim retribuir a visita e... ADOREI A TUA COZINHA! Ha! Quero voltar muitas vezes, posso colocar um link? Adorei, adorei... Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Márcia!
    Vc é uma pessoa que demostra ter esmero em tudo que faz, e desde já adianto que serei uma frequentadora assídua do seu blog; como gosto de culinária, amei suas receitas além de me dar ótimas idéias para colocar em prática.
    Enfim, agradeço sua visita e que vc tenha um ótimo (começo)de final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Marcia..que linda a sua geleia..amei....anotadissima..aqui em casa..pimenta é sempre rei!!!!amamos..ficou linda..beijus

    ResponderExcluir
  25. Essa geléia deve ter um sabor bem diferente, adoraria prová-la.
    Ficou linda.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  26. Márcia, uma delícia - literalmente - teu blog!! quero voltar mais aqui com mais calma, gostei de várias sujestões e receitas...
    obrigada pela visita, também fui conhecer os sites dos teus filhos, ótimo trabalho, já tinha visto algumas coisas do Fido, traço bem característico... muito bom, você deve ter muito orgulhos dos teus meninos...
    apareça sempre, o blog que eu movimento mais é o Meu Quintal, onde há sempre coisas novas - as plantas são minha paixão...
    um prazer te conhecer!
    beijos

    ResponderExcluir
  27. É uma ideia sensacional!! :) A ver se experimento!!!

    Nova comunidade de blogs de culinária -> www.paracozinhar.com registe-se gratuitamente!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Márcia, tudo bom? obrigado, já salvei o seu nos favoritos para poder fuçar mais, mas já vi que vou gostar... Esqueci não, os tomates e o parmesão estão no "misture os demais ingredientes"... estou testando um pão de batata hoje, conhece alguma receita boa? bjos, Carlos

    ResponderExcluir
  29. Oi Márcia...que diferente esta geléia!!! esta gelatina que vc usou é a mesma que os japoneses utilizam para fazer aquelas balas coloridas diferentes?? Super interessante!!!!bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá, voltei! Não respondeste, mas coloquei um link prá cá lá no meu blog. Espero que não te importes, qualquer coisa por favor dá um grito! Um beijo!

    ResponderExcluir
  31. Adorei essa geléia!
    Ela fica bem suave pelo que me pareceu.
    Eu fiz uma também, mas ela é beeeeeeeeeeem ardidinha^^
    Kisss!

    ResponderExcluir
  32. Receita maravilhosa, super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Que delícia....adoro geléia de pimenta... e não sabia fazer.... valeu a dica...esta anotado!

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  34. Um grande obrigada ( ou uma grande ...?) pelos comentários
    Mel, não sei se é a mesma gelatina.
    Clarissa,a adorei seu blog.
    Para todos uma ótima semana. Ando definivamente sem tempo, mas antes da sexata feira vou postar algo. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante