"Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos."

Pesquise aqui culinaria e fotografia na web

domingo, 8 de novembro de 2009

COTECHINO DI MODENA


Voltando de São Paulo ontem: já tinha visto este Cotechino e ele já havia me deixado com vontade de experimentar. Mas sou mais pão dura mesmo. Achei ( e acho) muito caro. Mas... maridito viu e comprou.
Chegamos ontem às 23hs.49min.53seg mais ou menos, vindos de uma festa deliciosa no Haras Mangabaia em Atibaia, aniversario do Paulo, amigo de infancia (12 anos é infancia? ). Chegamos e nem tiramos as malas do carro, fomos direto dormir, muita chuva no caminho. Cansa demais.
Hoje, acordei às 10 horas e fui até a cidade para comprar pão, leite e banana para o café da manhã. Não pude chegar perto do supermercado pois estava havendo uma corrida de bike na rua principal. Deixei o carro muito longe, um quarteirão, eheheh, comprei e voltei.
L já estava na net buscando receitas para o Cotechino. Várias sugestiones e ele ficou com a polenta, então falei: - Voce faz!!!!
Fez a polenta que ficou muito boa. Com calde de carne e com 3 conchinhas da gordura do cotechino.
O salame foi feito de acordo com as instruções da embalagem.
Legumes que estavam na geladeira : xuchu, chuxu, xuxu, chuchu..., chega, abobrinha, batata.
Na lata: palmito e aspargo.
Na hortinha: cebolinha verde, couve. Cozinhados com alecrim, alho, pimenta de cheiro, a couve refogada em alho, todas no mesmo refratario, um toque de vinho tinto, um pouco de forno com papel aluminio.
Ficou muito ótimo. Ainda acho muuuuito caro este cotechino, mas o almoço de domingo valeu!



PS: Cleo, o cotechino de Barão de Cotegipe é tão bom quanto...

Não vou comentar nosso jantar no Entrecôt de Ma Tante na quinta feira. . . kkk.... a menos que me peçam.

8 comentários:

  1. Faz aaaanos que nao como cotechino, vi no Santa Luzia no feriado, mas ja estava desembolsando uma quantia pelo presunto pata negra que usei em uma receita, e demais mesmo!! Como a gente gasta em SP, socorro!! Fala sobre o restaurante da tia do Olivier, por favor :-)

    ResponderExcluir
  2. Eh querida, seu maridao ta certo...comprou o embutido careeesimo, concordo, mas rendeu um belo almoco hein...ai ja disse quem disse; que mais vale um gosto que $ no bolso?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Odete, voltou? que bom! Agora fiquei interessada na opinião do marido sobre o bolo hungaro que publiquei.
    Lu, Entrecôt de Ma Tante me divertiu porque, sainda daqui da roça, adoro ver gente. E tinha muita gente por lá. Só.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço este prato mas deve ser muito bom :)

    ResponderExcluir
  5. Marcia,
    Este cotechino é mesmo muito saboroso!!!!!!!!
    Na verdade, eu nunca experimentei, mas as imagens e os ingredientes dizem tudo e mais um pouco...
    Uma curiosidade...
    Essa comida, cotechino é típica de qual lugar?
    (Desculpe a ignorância rsrs....)
    Beijos e até!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcia querida,
    Seria ingrato da minha parte se eu não viesse aqui, para agradecer as palavras de carinho e amizade a qual me dedicou no meu momento deprê!!!!!
    Fico muito feliz e honrada em saber da consideração que teve por mim e agradeço do fundo do meu coração!!!!!!!Suas palavras não foram em vão, não form só um simples comentário,não foi somente números, mais um comentário, mas sim um apoio para mim!!!!! E isso eu valorizo sinceramente!!!!!!Que Deus te abençõe muito pelo amor e carinho!!!!!!
    Um grande beijo e um forte abraço!!!!!
    Tenha uma quarta esplendorosa e com muitas inspirações em sua maravilhosa cozinha!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jo, ainda bem que já sarou. . . o cotechino é um salame italiano, região da Toscana. Vem numa bolsa de papel aluminio envolta em gordura de porco. Esta bolsa a gente mergulha em agua fria, depois põe no fogo e deixa ferver por uns 20 minutos. Então tira, fatia e pronto. Acompanha, pure de batatas, polenta, legumes, o que vc quizer. Esqueço a taxa de colesterol por um dia e aproveito.
    No Rio Grande do Sul fazem artesanalmente algo muito parecido.

    ResponderExcluir
  8. Marcia! que delícia deve ter ficado isso! aliás, seu blog cada vez mais dá água na boca. vou trazer mais cotechinos (não sabia que tinha esse nome) de Barão, se um dia nosso encontro der certo, te dou um! beijo grande

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui, sua opinião é importante